REJOINDER RESUMO
Sabe quando você solta frases como “é mesmo?“, “nossa!“, “puxa, que legal!“, “você só pode estar brincando“, entre outras. Usamos estas frases para manter a conversa fluindo, ou ainda para não sermos mal-educados e interrompermos a pessoa, mas sem deixarmos de dar um “feedback” à pessoa. Em inglês, chamamos isso de rejoinders. Confesso que não sabia que tinha este nome, apesar de já conhecer o “conceito”. Achei por acaso na internet e resolvi falar a respeito. Os rejoinders são divididos em categorias, que seriam basicamente alegria/felicidade, tristeza,surpresa e interesse. Veja alguns exemplos para cada categoria:
- alegria: that’s great!( que legal/isso é ótimo) , wonderful!(maravilhoso), terrific!(formidavel);
- surpresa: oh, really?( a sério?), you’re kidding!(ta brincando ?!);
- tristeza: sorry to hear that (desculpa por ouvir isso), that’s too bad (isso e tao triste) , oh, no!(ah nao !);
- interesse: tell me about it(conte-me sobre isso)
Um rejoinder pode ser usado para “confirmar” o que está sendo disso, em forma de pergunta (é como se fosse dito “é mesmo?”). Estas perguntas seriam curtas, e com o uso do sujeito e o auxiliar. O auxiliar que será usado vai depender do verbo que foi usado na frase da outra pessoa. Se for um verbo regular ou irregular, usamos o do (presente) ou did (passado). Se for o verbo to be, usamos a conjugação do verbo to be de acordo com o tempo e o sujeito. A resposta (em forma de pergunta) usa apenas o sujeito (geralmente you, pois é assim que geralmente respondemos à outra pessoa) e mais o auxiliar. O auxiliar pode vir na frente do sujeito (formal) ou vice-versa (informal). Veja alguns exemplos:
- I just brought a new TV. You did? (ou Did you?);
- Marina is my girlfriend. Is she? (ou She is?);
- I’m going to New York tomorrow. Are you? (ou You are?);
Nenhum comentário:
Postar um comentário